Uma Revolução na Indústria Automotiva Brasileira
A BYD deu um passo significativo na indústria automotiva do Brasil ao inaugurar sua nova linha de montagem de veículos em Camaçari, Bahia, nesta quinta-feira (9). Este evento marca uma nova era para a fabricante chinesa, que assume o local anteriormente ocupado pela Ford, mas com instalações completamente novas, voltadas exclusivamente para veículos eletrificados. Durante a cerimônia, a empresa apresentou seu mais recente lançamento: o Song Pro, o primeiro SUV híbrido flex plug-in do mundo, que se torna o veículo número 14.000.000 da BYD.
O fundador e CEO global da BYD, Wang Chuanfu, esteve presente na cerimônia e destacou os planos da empresa para expandir a capacidade de produção da fábrica, que poderá alcançar até 600 mil veículos anualmente. O evento também contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues, além de autoridades e executivos da marca.
Capacidade de Produção e Inovação
A nova unidade da BYD na Bahia é a primeira fora da Ásia com capacidade de produção completa. A planta se posiciona como o principal polo de eletrificação da montadora na América Latina, evidenciando o compromisso da empresa com a inovação no setor. A montagem será realizada em regime SKD (semi-knocked down), onde kits parcialmente montados chegam da China para finalização local. A empresa já opera desde julho e planeja aumentar a nacionalização de peças e processos nas fases seguintes, com um futuro investimento em CKD (Completely Knocked Down) ou mesmo na produção totalmente local.
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Atualmente, a linha de montagem em Camaçari já contempla o elétrico Dolphin Mini e outras duas plataformas híbridas plug-in: os modelos King (GL e GS) e o Song Pro (GL e GS). Durante o evento, um modelo especial do Song Pro, em edição COP30, foi apresentado com um motor 1.5 flex, que se integra à arquitetura DM-i, uma tecnologia desenvolvida para maximizar a eficiência energética no Brasil.
Emprego e Expansão
Com um quadro de 1,5 mil colaboradores, a fábrica inicia suas operações com uma capacidade de 150 mil veículos anuais, que pode ser ampliada para 300 mil na segunda fase de operação. Wang Chuanfu aproveitou a ocasião para detalhar planos de expansão que visam dobrar essa capacidade, potencializando a produção para até 600 mil unidades por ano.
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Inovações Tecnológicas para o Mercado Brasileiro
O Song Pro, que utiliza a arquitetura DM-i (Dual Mode Intelligent), prioriza a tração elétrica, onde o motor a combustão 1.5 flex atua principalmente como gerador para a bateria, proporcionando uma experiência de condução semelhante à de um veículo totalmente elétrico. Esse sistema foi desenvolvido em colaboração entre engenheiros brasileiros e chineses, visando adaptar o produto às especificidades do combustível disponível no Brasil e às normas de emissões do país.