Novos Horizontes para o Transporte Coletivo em Salvador
O Consórcio Expresso 2 de Julho foi oficialmente designado para realizar a expansão da Linha 1 do metrô de Salvador, com destino à Praça do Campo Grande. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8) pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB), vinculada ao Governo da Bahia.
A habilitação do consórcio ocorreu em setembro deste ano, mas os concorrentes ainda tinham a possibilidade de contestar o resultado. Com o encerramento desse prazo, a licitação avança para a próxima fase. Esse consórcio é formado por empresas respeitáveis, como Áyla Construtora, OECI, Metrô Engenharia e MPE Engenharia, e o valor total do contrato para a realização da obra é de R$ 1,1 bilhão.
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O novo empreendimento está projetado para atender cerca de 11,5 mil usuários por dia, refletindo um avanço significativo na mobilidade urbana da capital baiana. Com uma extensão de 1,105 km em túnel, a obra do Tramo IV tem um orçamento estimado em mais de R$ 1,518 bilhão.
Financiado pelo Ministério das Cidades em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a CTB, o projeto faz parte do PAC Seleções, que visa melhorar a infraestrutura do transporte público na região. As imagens do mapa do metrô de Salvador, divulgadas pela CCR Metrô Bahia, mostram a abrangência e a importância dessa expansão.
Em junho, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) também solicitou o início da licitação para a aquisição de 10 trens modernos, cada um com capacidade para 1.250 passageiros, que serão integrados à frota do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). O investimento nessa fase é estimado em R$ 648,4 milhões, com R$ 616 milhões provenientes de recursos federais e R$ 32,4 milhões do governo estadual.
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As propostas para a aquisição dos novos trens podem ser submetidas até o dia 30 de setembro, e a expectativa é que, somando ambos os investimentos, o total alcance R$ 2,166 bilhões, sendo R$ 2,134 bilhões oriundos de recursos federais e R$ 32,4 milhões do estado.
O governador expressou otimismo em relação ao andamento do projeto, afirmando que é provável que a ordem de serviço esteja pronta até o final de novembro, ou, no máximo, em dezembro deste ano. O sistema metroviário atual conta com 38 km de extensão, 22 estações e 10 terminais de ônibus integrados — dos quais nove são geridos pela CCR Metrô Bahia.
A Linha 1, que conecta Águas Claras à Lapa, possui 10 estações e leva em média 23 minutos para ser percorrida, enquanto a Linha 2, com 12 estações, liga o Acesso Norte ao Aeroporto em aproximadamente 28 minutos. A concessionária relata que o sistema transporta mais de 400 mil passageiros em dias úteis.
Atualmente, o horário de funcionamento da linha é todos os dias, das 5h à 0h, e a tarifa é de R$ 4,10, um valor acessível para a população.