Novas Instalações Prometem Revolucionar a Educação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) dará um passo significativo na modernização da educação pública nesta segunda-feira, dia 12, às 10h. A cerimônia de inauguração das obras do Colégio Estadual de Tempo Integral Pedro Calmon, localizado no bairro Jardim Armação, em Salvador, reunirá diversas autoridades, incluindo o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito. O investimento, que ultrapassa R$ 20 milhões, visa transformar a infraestrutura da escola, oferecendo uma gama de novas instalações para os estudantes.
As melhorias incluem a construção de um restaurante estudantil e um teatro, ambos com capacidade para 200 lugares. Além disso, a escola contará com uma quadra poliesportiva coberta, vestiários, um campo de futebol society e uma guarita. As obras foram realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e prometem impactar positivamente a experiência educacional dos alunos.
Conforme informações da SEC, as novas instalações foram entregues em etapas. A quadra poliesportiva já está em funcionamento desde 2023, enquanto o restaurante estudantil será inaugurado em 2024 e o teatro estará disponível para uso em 2025. A reforma também abrange melhorias nas 17 salas de aula, no setor administrativo, na biblioteca e nos três laboratórios (Informática, Biologia/Química e Matemática/Física). As salas multifuncionais e a Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) também foram reformadas, juntamente com as salas de dança, de treinamento e de vivências corporais.
Além das reformas estruturais, o colégio recebeu novo mobiliário, aparelhos de ar-condicionado e melhorias nas redes de energia, água e esgoto. As adaptações no espaço incluem ainda plotagens informativas, instalação de internet de alta velocidade, uma casa de gás e melhorias na urbanização e pavimentação do acesso à escola, garantindo conforto e segurança para todos os usuários.
Para 2026, a SEC planeja integrar os 100% dos estudantes do Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa, localizado no Imbuí, ao Pedro Calmon. Este movimento não só expandirá a capacidade da escola, mas também permitirá a abertura de uma nova turma em regime de tempo integral. Neste ano, a unidade já recebeu 498 alunos nos três turnos, oferecendo Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos técnicos nas áreas de Gestão e Negócios, além de Segurança do Trabalho.
A modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Pedro Calmon é uma das várias iniciativas do Governo da Bahia para aprimorar a educação pública, refletindo o compromisso em oferecer melhores condições de aprendizado para os estudantes da região.


