Ações do Governo para Melhorar a Educação Local
A educação em Vila Panambi, um distrito do município de Formosa do Rio Preto, recebeu um reforço significativo no último sábado (17). O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve no local para formalizar um compromisso que promete elevar a qualidade do ensino na região. A assinatura de um Termo de Colaboração entre o Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação (SEC), e a Associação de Apoio da Escola Cooperativa Chapadão é um marco importante para a comunidade.
Esse acordo tem como principal objetivo garantir a continuidade dos serviços educacionais na unidade, que se localiza na divisa entre a Bahia e Tocantins, e que recentemente teve sua vinculação administrativa transferida para a Bahia. Com capacidade para 470 alunos, a escola abrange a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e passará por adaptações para se alinhar aos padrões das escolas estaduais baianas. “Com a credencial da unidade ao governo do Estado, é necessário manter um padrão de qualidade. Vamos cuidar de cada sala, realizar as adequações necessárias como laboratórios, infraestrutura e climatização. Estamos aqui para garantir que nossos alunos tenham uma educação de qualidade”, destacou o governador.
Infraestrutura e Benefícios para a Comunidade
Durante a visita, Jerônimo Rodrigues anunciou ainda diversas melhorias de infraestrutura, além de novos investimentos na educação, resultantes de um convênio firmado entre a Secretaria da Educação do Estado e a Prefeitura de Formosa do Rio Preto. Entre as iniciativas, está a construção de uma creche na comunidade de Vila Panambi e a doação de um ônibus escolar para atender a demanda local.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, enfatizou o suporte técnico e pedagógico que a escola receberá. “A partir deste momento, o Estado da Bahia se compromete a apoiar a Escola Cooperativa Chapadão. O termo de cooperação técnica que assinamos hoje visa investir na reforma da estrutura física, na alimentação dos alunos, e no pagamento dos professores e funcionários, além da aquisição de materiais pedagógicos. Estamos unindo esforços com a cooperativa para avançar em nossa missão educacional”, afirmou.
Impacto na Comunidade e Expectativas Futuras
A Escola Cooperativa Chapadão serve estudantes de Vila Panambi e das localidades vizinhas, a maioria filhos de agricultores e trabalhadores do campo. O investimento total para a execução do convênio é de R$ 4.172.892,93, com um prazo de vigência de 15 meses, podendo ser renovado. Os recursos serão destinados à manutenção da unidade escolar, melhorias na infraestrutura, compra de materiais didáticos, fornecimento de alimentação escolar, transporte e contratação de uma equipe multidisciplinar.
Wanderlise Gabriel Mendes, atual diretora da escola, que já atua na instituição há 14 anos, acredita que este convênio será um divisor de águas para a educação na cooperativa. “Queremos o melhor para nossos alunos e para nossa comunidade. Eles merecem, e temos uma história de muitas lutas para garantir uma educação de qualidade, é um compromisso diário nosso”, comentou.
Martim Dowich, um dos fundadores da escola, expressou sua felicidade com as novidades: “Nossa comunidade nutre a esperança de que a escola melhore cada vez mais. É um local de difícil acesso, onde é complicado trazer professores. Portanto, as expectativas são altas”, concluiu.


