Empate Emocionante no Brinco de Ouro
Em um jogo repleto de emoções e reviravoltas, o Santos empatou em 1 a 1 com o Guarani neste domingo (18 de janeiro), no Estádio Brinco de Ouro. Apesar de ver a vitória escapar nos minutos finais, o resultado foi suficiente para colocar o Peixe na zona de classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista.
Com o ponto conquistado fora de casa, o Alvinegro Praiano subiu para a oitava posição na tabela geral, somando quatro pontos. Por outro lado, o Guarani, que buscava a primeira vitória na competição, permanece na 14ª colocação, com apenas dois pontos conquistados até aqui.
O Desenvolvimento do Jogo
A partida teve um início dinâmico, com o Guarani pressionando e criando oportunidades. Logo no primeiro minuto, Maranhão teve a chance de abrir o placar, mas a arbitragem anulou o gol por impedimento. O Santos respondeu com uma cabeçada de Thaciano, mas o Bugre continuou ameaçando, com Mirandinha perdendo uma boa chance dentro da área.
Na reta final do primeiro tempo, o Santos se igualou em campo, criando boas chances com Barreal e Thaciano. Barreal ainda testou o goleiro Caíque França, que fez uma defesa importante, enquanto Gabriel Menino também tentou de longa distância, mas sem sucesso.
O segundo tempo trouxe ainda mais emoção. Logo nos primeiros segundos, Maranhão quase marcou para o Guarani, mas o goleiro Gabriel Brazão apareceu para realizar uma defesa impressionante. A pressão do Guarani aumentou, e Zé Ivaldo cometeu um pênalti ao tocar a bola com a mão. Mirandinha foi para a cobrança, mas, para alívio dos santistas, desperdiçou a chance de abrir o placar.
Por volta dos dez minutos, a torcida do Santos comemorou o que parecia ser um gol de Thaciano, mas a alegria foi breve, pois a jogada foi anulada por impedimento. No entanto, a persistência do Santos logo deu frutos. Após um lançamento preciso de Arão, Vini Lira cruzou na medida e Barreal, bem posicionado, desviou para marcar, colocando o Peixe em vantagem.
Desfecho Dramático
A vitória parecia certa, mas o Guarani não se entregou. Nos últimos instantes, após um escanteio, Kewen se antecipou à defesa e cabeceou para o gol, empatando a partida e deixando a torcida santista em um desfecho desalentador.
Próximos Desafios para Santos e Guarani
A equipe do Guarani tentará buscar sua primeira vitória na competição na próxima quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, às 21h30, quando enfrentará o Velo Clube no Estádio Benito A. Castellano. Já o Santos, por sua vez, terá um clássico pela frente. No mesmo dia, às 19h30, o Peixe receberá o Corinthians na Vila Belmiro, em um embate que promete ser bastante disputado e decisivo para as aspirações de ambas as equipes no Campeonato Paulista.
Ficha Técnica do Confronto
Guarani 1 x 1 Santos
Competição: 3ª rodada do Campeonato Paulista
Local: Estádio Brinco de Ouro, Campinas
Data: 18 de janeiro de 2026
Horário: 20h30 (de Brasília)
Cartões Amarelos: Thaciano, Barreal (Santos); Maranhão, Isaque, Kauã Jesus (Guarani)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Rafael Tadeu Alves de Souza
VAR: Ilbert Estevam da Silva
Gols: Barreal, aos 13′ do 2ºT (Santos); Kewen, aos 50′ do 2ºT (Guarani)
Escalações:
Guarani: Caíque França; Raphael, Maurício Antônio, Jonathan Costa, Emerson; Willian Farias (Kauã Jesus), Nathan Melo (Kewen), Isaque (Diego Torres), Guilherme Parede (Guilherme Cachoeira), Mirandinha (Dentinho) e Maranhão.
Treinador: Matheus Costa
Santos: Gabriel Brazão; Mayke, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Vini Lira (Escobar); Arão, Gabriel Menino (João Schimidt) e Zé Rafael (Lautaro Díaz); Rollheiser (Miguelito), Barreal e Thaciano (Robinho.Jr.).
Treinador: Juan Pablo Vojvoda


