Previsões de Tempo Severas
Nesta quinta-feira (29), enquanto diversas partes do Brasil enfrentam céu nublado e chuvas isoladas, o Sul do país e áreas que abrangem Tocantins, Bahia e Goiás estão sob alerta para pancadas de chuvas acompanhadas de possíveis granizos durante a tarde. Em muitas dessas regiões, as temperaturas continuam altas, refletindo os padrões climáticos típicos dessa época do ano.
No Sul, a intensidade das chuvas aumenta nesta quinta-feira. O Paraná e Santa Catarina estão entre os estados com maior risco de granizo, enquanto o Rio Grande do Sul deve observar essa condição apenas na parte norte, embora a expectativa de precipitação se mantenha em todo o estado. A prevalência do mau tempo também se estende à fronteira entre Tocantins, Bahia e Goiás, onde a preocupação é semelhante.
Condições Climáticas em Outras Regiões
No Norte e Centro-Oeste, como nos dias anteriores, a maioria dos estados continua a registrar pancadas de chuva, muitas vezes acompanhadas de fortes trovoadas. O mesmo padrão é observado nas áreas da Região Sudeste, exceto no Espírito Santo, que por sua vez enfrenta altas temperaturas e céu limpo na maior parte do estado. No Nordeste, as chuvas são semelhantes, com algumas áreas apresentando clima mais seco.
De acordo com o meteorologista Cesar Soares, da Climatempo, um sistema de baixa pressão se formará na costa do Sudeste, provocando instabilidades em São Paulo, em partes do Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Essas regiões têm previsão para tempestades intensas, com muita chuva, risco de raios, ventos fortes, queda de árvores e alagamentos”, alerta ele.
Em contrapartida, o interior da Região Nordeste apresenta condições menos favoráveis à chuva, embora as áreas costeiras ainda estejam sob risco de tempestades, assim como no Sul do país.
Temperaturas em Todo o Brasil
Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as altas temperaturas persistem em todo o país. Nas capitais do Norte e do Nordeste, as mínimas variam entre 23°C e 26°C e as máximas entre 29°C e 35°C. Já no Centro-Oeste, as temperaturas podem oscilar de 19°C, a mínima registrada em Brasília, até 34°C nas horas mais quentes do dia.
No Sudeste, Belo Horizonte, em Minas Gerais, registra as menores temperaturas previstas entre 16°C e 28°C. Cidades como Vitória variam entre 21°C e 31°C, enquanto o Rio de Janeiro e São Paulo enfrentam máximas de 35°C e 31°C, respectivamente. No Sul, por sua vez, as temperaturas devem ficar entre 17°C e 27°C em Curitiba, 22°C a 29°C em Florianópolis e 20°C a 31°C em Porto Alegre.
Orientações do Inmet
Diante das previsões de mau tempo, o Inmet recomenda que a população evite sair em condições adversas e preste atenção em possíveis alterações nas encostas. O Instituto também sugere o desligamento de aparelhos elétricos e do quadro geral de energia. As instruções para os moradores em áreas de risco incluem:
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Observar alterações nas encostas;
- Permanecer em locais seguros e, em caso de ventos fortes, evitar se abrigar sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em situações de inundação, proteger os pertences em sacos plásticos;
- Consultar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) para mais informações.


