A Construção do Campus da UFSB em Jequié
Na última sexta-feira (30), a cidade de Jequié recebeu uma notícia que promete revolucionar a educação superior na região. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, junto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, formalizou a ordem de serviço para a construção do novo Campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Este projeto representa um investimento superior a R$ 34 milhões por parte do Governo Federal, por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED), e sinaliza um avanço significativo na ampliação da educação pública na Bahia.
Durante a cerimônia, o governador enfatizou a relevância da ação para o progresso regional. “O que estamos testemunhando hoje em Jequié é fruto de uma construção coletiva, de diálogo e de compromisso político com a educação pública, que efetivamente transforma vidas e aposta no desenvolvimento da região. A certeza de que a regionalização do Ensino Superior, a aproximação da universidade com a população e o investimento na juventude são caminhos para reduzir desigualdades e construir um futuro melhor para o Médio Rio das Contas e para a Bahia”, declarou Jerônimo Rodrigues.
Infraestrutura Moderna para os Estudantes
O novo campus da UFSB será dotado de uma infraestrutura moderna e completa, projetada para atender às necessidades acadêmicas e administrativas, além de fornecer suporte aos estudantes. O projeto contempla a construção de 39 salas de aula, laboratórios de informática, salas de estudo, áreas administrativas e de Tecnologia da Informação (TI). Além disso, a estrutura incluirá um auditório com capacidade para 169 pessoas, uma biblioteca, enfermaria, salas de psicologia e assistência social, espaços para reuniões e segurança, bem como cantina, copa, área de descanso e almoxarifado.
A secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, ressaltou a importância desse investimento como um reforço do compromisso do Governo com a educação pública em todos os níveis. “Este novo campus é uma oportunidade a mais para os estudantes da região e reafirma o compromisso do Governo do Estado em aproximar a educação pública das pessoas. Em 2026, mais de 23 mil estudantes foram aprovados pelo SISU, o Sistema de Seleção Unificada, na Bahia, e a construção da nova sede certamente ampliará o número de vagas e cursos, criando ainda mais oportunidades para o futuro”, comentou.
Oferta de Cursos e Vagas na UFSB
Atualmente, a UFSB já está operando em Jequié, com oferta de 200 vagas via SISU. Essas vagas estão distribuídas entre cursos como Administração, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Engenharia em Cibersegurança e Agronomia. Com a inauguração do novo campus, a expectativa é fortalecer a permanência dos estudantes e consolidar Jequié como um polo de formação acadêmica, científica e tecnológica no interior da Bahia.


