Governo da Bahia impulsiona investimentos no PNAE
O Governo da Bahia acaba de anunciar a 2ª Chamada Pública Centralizada do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), alocando R$ 50,2 milhões para a aquisição de alimentos cultivados por agricultores e agricultoras familiares nos 27 Territórios de Identidade do estado. A informação foi divulgada na quinta-feira (29) pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e faz parte de uma série de ações destinadas a fortalecer o abastecimento da rede estadual de ensino.
Parceria entre Secretarias para Impacto Social e Econômico
O edital é fruto de uma colaboração entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a Secretaria da Educação (SEC). Essas pastas ressaltam que a iniciativa visa fortalecer a relação entre a produção local e o consumo institucional, além de promover a segurança alimentar. “Este edital reforça a parceria entre a SDR e a SEC, promovendo a conexão entre a produção local, o consumo institucional e a segurança alimentar,” enfatizou um representante da secretaria.
Variedade de Produtos da Agricultura Familiar na Merenda Escolar
Com essa nova chamada pública, o número de itens que o Estado adquire para a merenda escolar saltou de seis para 16, garantindo uma maior diversidade e qualidade nas refeições servidas nas escolas. Entre os produtos que serão oferecidos estão café, aipim, flocão de milho, farinha de mandioca, ovos caipiras, feijão, leite em pó, cacau, polpas de frutas, iogurte, filé de tilápia, mel, tapioca e carne de cordeiro.
Sistema Cotação Rural Bahia: Eficiência nas Compras Públicas
Para tornar o processo de aquisição mais transparente e eficiente, a SDR, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), criou o Sistema Cotação Rural Bahia. Essa plataforma digital fornece informações sobre os fornecedores cadastrados, especificações técnicas dos produtos, preços estabelecidos pelos produtores e dados para contato, facilitando a organização das compras públicas e ampliando as oportunidades de fornecimento para os agricultores familiares.
Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável
A nova chamada pública foi lançada durante a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, onde o governo estadual reafirmou seu compromisso de aumentar a participação da agricultura familiar no fornecimento de alimentos para a rede pública. Além disso, a medida integra as políticas de compras públicas às estratégias de segurança alimentar e desenvolvimento sustentável nos diversos territórios da Bahia.


