Um Carnaval que Impulsionou a Economia
No último Carnaval, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou um balanço otimista das ações do Governo da Bahia, revelando que a festa injetou R$ 8,1 bilhões na economia estadual, representando um aumento significativo de 16,4% em relação ao ano anterior. Durante uma coletiva de imprensa realizada no Campo Grande, o governador estava acompanhado do vice-governador e coordenador do Carnaval 2026, Geraldo Júnior, e de secretários estaduais, entre eles o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.
O secretário destacou a origem dos turistas que visitaram a Bahia. Os estados que mais enviaram visitantes foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. No cenário internacional, a Argentina se destacou como o principal emissor, seguida pela França, Espanha e Alemanha. Maurício Bacelar mencionou que, embora os Estados Unidos não figurassem mais entre os cinco primeiros emissores, isso se deve à captação de um voo estratégico que conecta a Bahia ao Panamá.
Os dados sobre a movimentação nos aeroportos também impressionam. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 19% na movimentação de passageiros nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Guanambi e Lençóis. A nova rodoviária de Salvador também contribuiu, recebendo 170 mil pessoas que chegaram à capital durante o Carnaval, impulsionando ainda mais o setor de transportes.
Ocupação Hoteleira em Alta
Outra boa notícia apresentada foi em relação à ocupação hoteleira. A capital baiana viu uma ocupação de 95%, com picos de 100% nos hotéis mais próximos dos circuitos de festas. No interior do estado, onde o governo baiano apoiou mais de 150 municípios em áreas como segurança, saúde, comunicação e infraestrutura, a taxa de ocupação foi de 85%. Destacam-se os polos turísticos de Porto Seguro e Itacaré, que atingiram ocupação de 100%.
Sobre o impacto econômico gerado pela festividade, Maurício Bacelar também revelou que a presença de 3 milhões de turistas superou as expectativas iniciais do governo, resultando em um crescimento de 7,4% em relação a 2025. “O incremento de recursos na nossa economia também está acima das projeções. Nos sete dias de Carnaval, a Bahia recebeu R$ 8,1 bilhões, marcando um crescimento de 16,4% comparado ao ano anterior”, concluiu o secretário, evidenciando o potencial do turismo para alavancar a economia local.


