Após o Carnaval, Bahia já se anima para o maior São João do Brasil
O Carnaval da Bahia atingiu um novo patamar de sucesso, atraindo impressionantes 3,8 milhões de turistas e gerando uma receita recorde de R$ 8,1 bilhões. Com isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), já está de olho na próxima grande festa: o São João baiano, que é considerado o maior do Brasil. Na quarta (18) e quinta-feira (19), os visitantes que deixavam Salvador, seja pela nova rodoviária ou pelo aeroporto, foram surpreendidos com a ação promocional “Até breve”. A equipe da Setur-BA expressou sua gratidão pela escolha da folia baiana e fez um convite caloroso para que todos retornassem em junho, durante as comemorações juninas que tomam conta do estado.
Para trazer um pouco do clima festivo, um trio de forró pé de serra e dançarinos animaram a despedida dos turistas. Laise Franco, uma paulista que frequenta o Carnaval da Bahia há 20 anos, não escondeu a ansiedade em conhecer o tradicional São João. “Já ouvi falar muito sobre a festa e estou doida para vivenciar isso também”, comentou enquanto aguardava seu voo no aeroporto.
A também turista, a francesa Nadege Deliat, que estava a caminho de Paris após permanecer cinco dias em Salvador, revelou seu encantamento pelos atrativos baianos. “Amei a experiência! Além do Carnaval, visitei a Praia do Forte e adorei conhecer um pouco mais da região. Soube sobre a festa junina e, quem sabe, um dia eu possa voltar para conhecer mais”, disse, com um sorriso no rosto.
No terminal rodoviário, Mauro Gonçalves, um carioca que se deixava envolver pela música e energia do ambiente, fez promessas de voltar. “Com todo esse clima animado que vocês estão promovendo, com certeza voltarei para curtir o forró baiano, uma festa que traduz a força do povo nordestino”, afirmou entusiasmado.
O São João da Bahia é uma tradição que se espalha pelos 417 municípios do estado. No ano passado, a festa atraiu mais de 1,8 milhão de visitantes que circularam pelas 13 zonas turísticas da Bahia durante o período junino, injetando R$ 2,3 bilhões na economia local. Patrícia Seabra, coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), vinculado à Setur-BA, destacou as expectativas para 2026: “Nossa meta é superar esses números, com um trabalho forte de promoção, tanto a nível nacional quanto internacional”.


