Ação Policial Desmantela Atividade Criminosa
Uma operação conjunta realizada pelas polícias Federal, da Bahia e do Ceará resultou na prisão de pelo menos 35 indivíduos suspeitos de envolvimento com o Comando Vermelho (CV) na manhã desta terça-feira (4). A operação, chamada Freedom, também deixou uma pessoa morta, segundo informaram as autoridades.
Mais de 90 mandados de prisão foram expedidos, abrangendo as cidades de Salvador, Ilhéus e Aratuípe, na Bahia, além de Eusébio, no Ceará. A Justiça autorizou ainda o bloqueio de 51 contas bancárias vinculadas aos investigados, totalizando cerca de R$ 1 milhão em depósitos.
Leia também: Operação Freedom: Confronto com CV na Bahia e Ceará Resulta em um Morto e 38 Detidos
Fonte: daquibahia.com.br
Leia também: Seis Mortes em Operação Policial Contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro
Fonte: agazetadorio.com.br
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, a morte ocorreu quando um homem, cuja identidade não foi divulgada, reagiu a tiros durante a abordagem policial. Embora não houvesse um mandado específico contra ele, a Polícia relatou que o homem possuía antecedentes criminais e era conhecido por supostamente organizar ataques a grupos rivais do CV.
A morte do suspeito provocou protestos no bairro Uruguai, em Salvador. Manifestantes ergueram barricadas com pneus, madeira e outros materiais, bloqueando o trânsito. A Polícia Militar e os bombeiros mobilizaram-se para desobstruir as vias.
Leia também: Seis Suspeitos de Queima de Fogos em Fortaleza São Capturados pela Polícia
Fonte: jornalvilavelha.com.br
Leia também: Alcolumbre e Motta Reafirmam Compromisso com Segurança Pública Após Operação Letal no Rio
Fonte: omanauense.com.br
A Operação Freedom é um desdobramento de investigações iniciadas em 2022, que indicam que os principais alvos da ação são suspeitos de estarem envolvidos em pelo menos 30 homicídios em Salvador e de manter laços com as atividades do CV nas cidades baianas. O delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, André Viana, afirmou que o principal objetivo da operação é desmantelar a estrutura armada e financeira do Comando Vermelho na região.
Entre os detidos, destaca-se um casal que é considerado líder da facção criminosa em Salvador. Eles foram capturados na cidade de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza (CE). O homem, cuja identidade também não foi divulgada, é apontado como o responsável por organizar o tráfico e as operações de ataque a facções rivais, enquanto a mulher seria encarregada da administração financeira da organização criminosa.
Esta operação ocorre exatamente uma semana após a Operação Contenção, que também visava o Comando Vermelho e resultou em 121 mortes, estabelecendo-se como a maior chacina policial da história do Brasil. Dentre os falecidos no Rio de Janeiro, 62 eram de outros estados, incluindo 12 da Bahia e quatro do Ceará.
Mais de 400 policiais civis e militares da Bahia e do Ceará participaram da operação, que contou com o apoio da Polícia Federal.


