A Bahia como Epicentro de tecnologia Marítima
A realização da ARAMUSS-2025 (Aratu Maritime Unmanned Systems Simulation), programada para ocorrer entre os dias 10 e 14 de novembro na Base Naval de Aratu, promete agitar o cenário tecnológico da Bahia. O evento, que reúne especialistas e instituições focadas em sistemas autônomos, inteligência artificial e robótica voltada para o ambiente marítimo, foi anunciado em exclusividade durante uma plenária da Associação Comercial da Bahia (ACB) na última segunda-feira (06/11).
Com a participação de representantes de seis países e 12 universidades brasileiras, a ARAMUSS-2025 contará com palestras, exposições e simulações que abordarão tecnologias aplicadas a embarcações não tripuladas. De acordo com o vice-almirante Gustavo Garriga, a evolução tecnológica no setor marítimo já permite o uso de embarcações e drones que operam no mar com finalidades comerciais, como a entrega de suprimentos para navios e a Ilha de Itaparica. “Isso pode parecer ficção científica, mas já é uma realidade. Há 20 ou 30 anos, isso parecia longe, mas hoje já temos aplicações no dia a dia”, afirmou.
Leia também: Investigação Aprofunda: Corporação Encontra Corpo de Homem com Marcas de Tiros na Bahia
Leia também: Sintepav Realiza Assembleias na Bahia: PLR, Cartão Benefício e Distribuição de Boletins
A presidente da ACB, Isabela Suarez, ressaltou a importância de eventos como o ARAMUSS-2025 para potencializar a capacidade do estado em atrair iniciativas estratégicas e fomentar conexões que favoreçam a economia local. “Certamente, esse é o maior evento de inovação e tecnologia marítima que a Bahia já viu. A ACB está de portas abertas para receber todos os eventos que discutem inovação e desenvolvimento. O setor da economia do mar possui um imenso potencial que precisa ser reconhecido e valorizado. O trabalho que levou Salvador a ser premiada como uma das cidades que mais descarboniza é um exemplo disso e está sendo reconhecido agora na COP30”, destacou.
O evento de apresentação da ARAMUSS-2025 coincidiu com o Dia Nacional do Amigo da Marinha. O convite foi feito pelo presidente da Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR) e diretor da ACB, Santiago Campo. “Para nós, é uma honra receber o convite da ACB, que nos abriu as portas para essa parceria. No dia 11, a Base Naval de Aratu também estará aberta ao público. Será uma ótima oportunidade para participar de palestras, visitar exposições estáticas e assistir a demonstrações operacionais”, convidou Garriga.
Leia também: Cemitério Perdido por Séculos na Bahia Revela a História de 100 Mil Escravizados
Leia também: Cri.Ativos da Favela Lança Primeira Turma em Salvador e Clipes Exibidos na TV Bahia
Os debates sobre tecnologias aplicadas ao mar, segurança das rotas marítimas e a proteção de recursos naturais se conectam diretamente a temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da Bahia. Isso é especialmente relevante em um momento em que a chamada ‘economia azul’ se torna cada vez mais proeminente no país. A introdução de soluções não tripuladas, em conjunto com pesquisas e testes realizados em Salvador, amplia as possibilidades de inovação e abre novas oportunidades de negócios.
Nesse cenário, a ACB se posiciona como um elo entre diversos setores, mantendo-se receptiva a iniciativas que fomentem a troca de conhecimento, aproximem instituições e ampliem as oportunidades para empresas e pesquisadores. A entidade destaca que a vinda de eventos técnico-científicos para a capital não apenas fortalece o ambiente de inovação, mas também contribui para que a Bahia se torne uma referência em tecnologias sustentáveis.


