Candidatos a Brilhar pelo Bahia na Copinha 2026
O Bahia começa sua caminhada na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa Copinha, neste sábado, ao enfrentar a Inter de Limeira, às 11h (horário de Brasília), em São José do Rio Preto. Este jogo marca a estreia do Tricolor no grupo 9, que também conta com América-SP e CSA. Sob o comando do técnico Leonardo Galbes, o clube baiano espera revelar novos talentos neste torneio de base, tão importante para o futebol nacional.
No entanto, o Bahia levará uma parte apenas do seu elenco sub-20 para a Copinha. Oito atletas, que também estão inscritos na competição, permanecerão em Salvador para treinar ou participar do Campeonato Baiano, que se inicia no dia 11 de janeiro. A primeira partida do Baianão será contra o Jequié, às 16h, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
Vale destacar que os jogadores que não seguem para São Paulo podem ser convocados a qualquer momento durante a competição. Entre eles estão Fábio, Ruan Victor, Alessandro, Sidney, Wendell, Kauê Furquim, Daniel David e Dell.
Além disso, alguns atletas que estão focados no Baianão e não estão inscritos para a Copinha incluem os zagueiros Fredi Lippert e Luiz Gustavo, o atacante Ruan Pablo e o meia David Martins, assim como o lateral-esquerdo Zé Guilherme.
Lista de Atletas Inscritos na Copinha
A lista de inscritos do Bahia para a Copinha é a seguinte:
Goleiros: Arthur Jampa, Iuri e Fábio;
Laterais: Daniel Lima, Santana e Fernando Miguel;
Zagueiros: Daniel Costa, Gerald, Dodô, Ruan Victor e Alessandro;
Meio-campistas: Saymon, Wendel, Anthony, Keven, Sidney, João Henrique, Victor Hugo, Emmanuel, Pedrinho, Carioca e Roger Gabriel;
Atacantes: Kauê Furquim, Guilherme, Juninho, João Andrade, Dell, Richarllyson, Ryan Nascimento e Daniel David.
A expectativa para a Copinha é alta e, sob o comando de Leonardo Galbes, o Bahia espera aproveitar ao máximo as oportunidades que o torneio oferece.
Destaques em Potencial
Dentre os jovens talentos do Bahia, Roger Gabriel, de apenas 18 anos, se destaca como um dos nomes mais promissores. Recentemente, ele renovou seu contrato até dezembro de 2027. Desde que assinou seu primeiro vínculo com o Tricolor aos 16 anos, Roger já teve três oportunidades na equipe principal em 2025, embora nenhuma sob o comando do técnico Rogério Ceni. Em sua trajetória, ele acumulou um total de oito jogos e uma assistência.
Outro atleta em foco é Gabriel Carioca, também de 18 anos. Considerado uma joia do clube, seu contrato já conta com uma multa de 100 milhões de euros para propostas do exterior. Carioca, que está no Bahia desde 2021, já conquistou títulos nas categorias sub-17 e sub-20. Em 2025, ele participou de 24 jogos e marcou seis gols, embora ainda não tenha estreado na equipe principal.
Arthur Jampa, goleiro de 17 anos, é outro nome a ser observado. Ele fez parte da seleção brasileira no último Mundial Sub-17 e foi fundamental na conquista do Sul-Americano, onde defendeu pênaltis na final. Apesar de estar ainda em busca de sua primeira oportunidade no time profissional do Bahia, ele já assinou seu contrato e poderá brilhar na Copinha.
Jogadores em Destaque e Expectativas
Kauê Furquim, um dos grandes destaques da base, foi o centro da polêmica transferência do Bahia no ano passado, quando o clube pagou uma multa rescisória considerada alta pelo Corinthians. Ele já atuou profissionalmente em 2025 e recebeu elogios de Rogério Ceni. O treinador destacou suas habilidades como ponta, destacando sua capacidade de driblar em movimento e criar jogadas.
Por fim, Dell, conhecido como o “Haaland do Sertão”, é um dos grandes nomes a serem acompanhados. Ele se destacou no Mundial Sub-17, terminando como artilheiro do Brasil e acumulando títulos nas categorias de base. Com um faro de gol inegável, ele já renovou seu contrato com o Bahia até 2028.
Próximos jogos do Bahia na Copinha
Os próximos desafios do Bahia na Copinha são:
– Primeira rodada: Bahia x Inter de Limeira, 3 de janeiro (sábado), às 11h (de Brasília);
– Segunda rodada: CSA x Bahia, 6 de janeiro (terça-feira), às 11h;
– Terceira rodada: América-SP x Bahia, 9 de janeiro (sexta-feira), às 11h.


