Estrutura Pronta para um Novo Ano Letivo
O início do ano letivo na rede estadual de ensino está marcado para a próxima segunda-feira, dia 9 de janeiro. De acordo com Ítalo Paim, o novo diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE-19) em Feira de Santana, todas as escolas estão devidamente preparadas para acolher os alunos e proporcionar um ano repleto de aprendizados. “Todas as escolas estão prontas e preparadas para que tenhamos um ano letivo produtivo, com diversas aprendizagens e uma permanência qualificada de cada estudante em nossa rede estadual”, afirmou Paim ao Acorda Cidade.
Atualmente, a rede estadual conta com aproximadamente 43 mil alunos matriculados em seu território. O diretor ressaltou que, mesmo com o encerramento do período formal de matrículas, o sistema ainda se mantém aberto para a inclusão de novos alunos durante o ano. “A matrícula continua até a penúltima unidade letiva. Dessa forma, podemos absorver mais estudantes, caso haja demanda. Isso significa que ainda existem vagas disponíveis em várias modalidades, destacando-se a ampliação da educação em tempo integral”, explicou.
Resultados Positivos no Sisu e Iniciativas Educacionais
Em 2026, a Bahia se destacou como o terceiro estado com o maior número de aprovações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram um aumento de quase 7% em relação ao último levantamento. Paim comemorou os resultados, mas também se mostrou ciente da necessidade de continuar incentivando o ingresso de mais alunos nas universidades públicas. “Este ano, atingimos um recorde de aprovações. É um momento a ser celebrado, mas sabemos que ainda há muitos estudantes com potencial de ingressar. Portanto, estamos desenvolvendo várias ações preparatórias para fortalecer o Enem, com parcerias com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e outros colaboradores, visando a qualificação para o ensino superior”, declarou.
Outro projeto destacado pelo diretor foi o Férias na Escola, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação que teve grande adesão em Feira de Santana. “Em nosso município, 54 unidades escolares participaram do Férias na Escola, e todas elas esgotaram suas vagas para este período”, concluiu Paim. Essa ação visa proporcionar atividades educativas e recreativas durante as férias, valorizando a educação integral dos alunos e garantindo que muitos possam continuar se desenvolvendo mesmo fora do período letivo tradicional.


