Abertura do Ano Legislativo na Alba
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) dará início aos seus trabalhos na próxima terça-feira, dia 3, a partir das 10h. A sessão de reabertura acontece após o recesso parlamentar e contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que apresentará a tradicional Mensagem Anual de Governo. Este momento é mais do que uma formalidade: é a oportunidade para o chefe do Executivo prestar contas das ações realizadas no ano anterior e expor suas metas e prioridades para 2026, abrangendo diversos setores da administração pública.
A cerimônia, que promete atrair a atenção de membros da sociedade, terá a participação das mais relevantes autoridades civis e militares da Bahia. A presidente da Alba, Ivana Bastos, a primeira mulher a ocupar o cargo em mais de 190 anos de história da instituição, conduzirá a sessão solene. “Este ato não é apenas uma tradição; é um reforço do compromisso democrático entre os poderes Executivo e Legislativo. Juntos, buscaremos sempre o bem-estar da população baiana, em harmonia e com independência”, enfatizou a presidente.
Ritual de Abertura Tradicional
A abertura do ano legislativo envolve uma série de rituais que começarão nas primeiras horas da manhã, movimentando um grupo de servidores públicos nos arredores do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. A programação, organizada pelo Cerimonial e Assistência Militar da Casa, tem início com a formação da Guarda de Honra, que será acompanhada pela Banda de Música Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia.
As autoridades presentes serão recebidas na rampa de acesso ao edifício principal da Assembleia, sendo encaminhadas ao Plenário Orlando Spínola. Antes da chegada do governador, a presidente Ivana Bastos cumprirá o ritual de revista à tropa da PM, que se posicionará em continência ao Poder Legislativo. Após a saudação militar ao governador, a cerimônia prosseguirá com a presença do chefe do Executivo, que aguardará no Salão Nobre o início da sessão.
Logo após a abertura oficial da sessão, a deputada Ivana Bastos comporá a mesa de honra e designará uma comissão suprapartidária de deputados e deputadas para guiar o governador até o plenário. Após a execução do Hino Nacional, a presidente da Alba fará uma breve saudação aos presentes, antes de ceder a palavra ao governador Jerônimo Rodrigues. Ele terá a chance de se dirigir ao público diretamente da tribuna. Ao final de seu pronunciamento, a deputada agradecerá a presença de todos. A sessão será encerrada com a execução do Hino ao 2 de Julho, uma homenagem aos heróis da Independência da Bahia.


