Atendimentos Eficientes Durante o Pré-Carnaval
No último domingo (8), durante o segundo dia do pré-Carnaval em Salvador, os módulos de saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atenderam um total de 64 foliões no circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). Destes atendimentos, 50 foram realizados no Módulo Farol da Barra, incluindo 47 atendimentos clínicos, dois cirúrgicos e um de enfermagem. Além disso, quatro pacientes precisaram ser transferidos para unidades de saúde fixas para tratamento adicional.
No Módulo Morro do Gato, foram registrados 14 atendimentos, sendo 12 clínicos, um cirúrgico e um ortopédico, todos resolvidos sem necessidade de transferências. Os principais motivos que levaram os foliões a buscar assistência foram cefaleia, náusea e vômito, além de lesões cutâneas, comuns em eventos dessa magnitude.
É importante destacar que 60 dos 64 atendimentos foram totalmente resolvidos nas próprias estruturas montadas no circuito, resultando em uma taxa de resolutividade de mais de 93%. Isso garante uma assistência rápida e eficiente aos foliões, evitando a sobrecarga em unidades de saúde fixas da rede municipal. Os módulos de saúde oferecem serviços que vão desde primeiros socorros e curativos até pequenas suturas, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia, sempre durante toda a programação do pré-Carnaval.


