Uma Rivalidade Centenária em Campo
Bahia e Vitória se preparam para mais uma edição de seu clássico, que acontece neste domingo (25), às 16h, no Estádio Manoel Barradas, conhecido como Barradão. Este confronto, um dos mais tradicionais do Brasil, acontece no contexto da quinta rodada do Campeonato Baiano, onde essas duas grandes equipes do futebol baiano buscam a vitória a todo custo.
O Vitória, que entra em campo pressionado após um início de campeonato abaixo das expectativas, precisará do apoio da sua torcida para voltar a trilhar o caminho das vitórias. Por outro lado, o Bahia chega à partida com um desempenho impecável, liderando a tabela e com 100% de aproveitamento até aqui.
Comandados pelo técnico Jair Ventura, o Vitória deve adotar uma formação que inclui Gabriel no gol; Edu, Camutanga (substituído por Zé Marcos) e Ricielli na defesa; Mateus Silva, Caíque Gonçalves, Gabriel Baralhas e Ramon no meio-campo; e um ataque formado por Erick, Aitor Cantalapiedra e Renato Kayzer. Por seu lado, o Bahia, sob a orientação do técnico Rogério Ceni, deve entrar em campo com Ronaldo; Román (Gilberto), David Duarte (Gabriel Xavier), Kanu (Ramos Mingo) e Luciano Juba no setor defensivo; Acevedo, Erick e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor) no meio; e um ataque que pode contar com Ademir (Michel Araujo), Erick Pulga (Cauly) e Willian José (Ruan Pablo).
Alterações no Campeonato Baiano 2026
A edição 2026 do Campeonato Baiano apresenta novidades importantes em relação aos formatos anteriores. A competição começou no dia 10 de janeiro e está programada para ser finalizada em 8 de março. Este ano, os jogos ocorrerão paralelamente ao calendário do Brasileirão e, notavelmente, houve uma redução no número de partidas, passando de 13 para 11 jogos.
A primeira fase contará com nove rodadas, das quais as quatro melhores equipes se qualificarão para as semifinais. Tanto as semifinais quanto a final serão disputadas em um formato de jogo único, aumentando a tensão e a emoção a cada partida.
Os clubes participantes do Campeonato Baiano 2026 incluem Bahia, Vitória, Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Porto, Juazeirense, Jequié, Barcelona de Ilhéus, Bahia de Feira e Galícia. As expectativas são altas, e a competição promete grandes confrontos e surpresas ao longo de sua realização.


