Novos Conselheiros do TCE-BA
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) deu um passo importante nesta segunda-feira (22) ao aprovar, em votação, os nomes de dois deputados federais para integrar o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). Josias Gomes, do PT, e Otto Filho, do PSD, foram escolhidos para ocupar as cadeiras de conselheiros na Corte de Contas, encerrando a etapa legislativa desse processo de escolha.
A indicação de Josias Gomes, feita pelo governador Jerônimo Rodrigues, teve uma votação expressiva, com 39 votos a favor e apenas quatro contrários. O deputado assume a vaga deixada pelo falecido ex-conselheiro Pedro Lino, que faleceu no final do ano passado. Essa nomeação ocorre em meio a questionamentos judiciais que colocam em dúvida a origem da vaga, a qual, segundo alguns relatos, deveria ser destinada a um auditor fiscal do próprio tribunal. Essa situação gerou discussões acaloradas entre os parlamentares.
Com a saída de Josias Gomes da Câmara dos Deputados, a suplente Elisângela Araújo (PT) tomará posse em seu lugar. Contudo, estima-se que ela pode deixar a vaga em abril do próximo ano, quando o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, deverá retornar ao Legislativo.
Além da aprovação de Josias Gomes, a AL-BA também referendou a indicação de Otto Filho para o TCE-BA. O deputado foi aprovado com 43 votos a favor, um contra e uma abstenção. Otto Filho assume a vaga aberta pela aposentadoria do conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto, que se aposentou recentemente.
A sessão que antecedeu as votações foi marcada por tentativas de obstrução por parte da bancada de oposição, que buscou atrasar a apreciação de projetos do governo estadual. Apesar dessas tentativas, as indicações de Gomes e Filho foram confirmadas com ampla maioria, solidificando suas posições como novos membros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia.


