Oportunidades em Saúde Especializada na Bahia
A Bahia está com inscrições abertas para o segundo ciclo do programa Mais Médicos Especialistas, parte da iniciativa Agora Tem Especialistas. Este projeto é fundamental para ampliar o acesso a atendimentos especializados dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, são oferecidas 43 vagas em serviços hospitalares e ambulatórios públicos, abrangendo 19 cidades do estado.
O edital estabelece que serão selecionados 1.206 médicos especialistas em todo o Brasil, distribuídos entre 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. A proposta visa direcionar esses profissionais para áreas remotas, que apresentam alta demanda e vulnerabilidade social.
Conforme informações do ministério, atualmente, há 583 médicos especialistas atuando no programa em diversas regiões do país. Com a abertura deste novo edital, espera-se aumentar esse número para cerca de 1.500 profissionais. A maior concentração de médicos está no interior, com 48,7% dos especialistas, e nas regiões metropolitanas, que somam 34% do total. Na Bahia, um grupo de 45 médicos está trabalhando em áreas como cirurgia ginecológica e oncológica, endoscopia e colposcopia, atendendo em diferentes municípios do estado.
“O sucesso desse programa só é viável graças aos esforços do Agora Tem Especialistas, que faz parte de um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde voltadas à formação e provimento de profissionais na área da saúde. Em parceria com o Ministério da Educação, estamos vivendo uma fase histórica no fortalecimento da formação e contratação de médicos para o SUS”, destacou Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
Os interessados em participar do programa podem fazer suas inscrições na plataforma da UNA-SUS até o dia 19 de fevereiro. Essa é uma excelente oportunidade para médicos que desejam contribuir para melhorias no sistema de saúde e atender a população em áreas que mais precisam.


