Iniciativa marca um passo significativo para a genética Angus no Nordeste
Pela primeira vez, o Programa Carne Angus Certificada efetivou abates na Bahia, em uma parceria com a VPJ Alimentos. Essa ação não apenas amplia a presença da carne Angus nas prateleiras do Nordeste, mas também visa aumentar a rentabilidade dos produtores locais. O abate ocorreu em Luís Eduardo Magalhães e foi um marco na certificação de carcaças premium, que agora abrange todas as cinco regiões do Brasil.
Após uma longa jornada investindo na genética Angus no Nordeste, o programa planeja atingir a meta de abater 200 cabeças de gado por mês. Essa produção servirá de complemento para a carne Angus Certificada que já é processada na unidade do grupo paulista em Pirassununga, no interior de São Paulo. Para Maychel Borges, gerente nacional do programa, essa iniciativa não só representa um avanço no mercado baiano, mas também proporciona aos criadores uma oportunidade de obter melhores margens de lucro com a carne de qualidade.
“O agronegócio na Bahia está se expandindo rapidamente. Com a nossa atuação, buscamos garantir rentabilidade aos produtores que adotam a genética Angus na região”, declarou Borges. Ele enfatizou que o próximo desafio será consolidar as operações no estado, permitindo que os agricultores colherem os frutos dessa qualidade de carne.
Michel Araújo, gerente de suprimentos da VPJ Alimentos, também comentou sobre a crescente demanda dos consumidores por carne Angus, que justifica a expansão para novas áreas de abate. “Estamos investindo nesta região há algum tempo, introduzindo a genética Angus e disponibilizando reprodutores, sêmen e embriões de qualidade”, afirmou Araújo. O primeiro abate na Bahia alcançou uma impressionante certificação de 100% das cabeças entregues, com uma média de 435 kg por animal e 230,7 kg de carne de carcaça.
Com 23 anos de experiência, o Programa Carne Angus Certificada conta atualmente com 60 plantas e 30 frigoríficos credenciados espalhados por 13 estados, consolidando-se como o maior programa de certificação de carne em todo o Brasil. Araújo ressaltou ainda o crescimento da criação de Angus no Nordeste, mencionando a realização de eventos como leilões de reprodutores, que contribuem para o fortalecimento da raça na região. “Acreditamos que, em breve, teremos uma oferta significativa de carne Angus no Nordeste e já estamos preparando novos lotes para abate”, concluiu.


