Fortalecimento das Ações de Defesa Civil
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) participou, na última terça-feira (16), de uma reunião no Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Portal do Sertão, em Feira de Santana. O objetivo do encontro foi reforçar as iniciativas de proteção e defesa civil nos municípios integrantes do consórcio. Gestores e técnicos das cidades consorciadas se reuniram com foco na criação de estratégias integradas para a prevenção de desastres, na redução de riscos e no fortalecimento da resiliência das comunidades.
A atuação da Defesa Civil em Feira de Santana acontece por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). Este órgão é responsável tanto pelo planejamento quanto pela execução de ações preventivas e pela resposta em situações de desastre. Durante a reunião, enfatizou-se a importância de uma abordagem sistêmica da Defesa Civil nos municípios consorciados. Nos locais onde a infraestrutura ainda é considerada inicial, a proposta é implementar medidas não estruturais, como capacitações, planejamento, educação preventiva e fortalecimento institucional. Essas ações visam consolidar uma cultura de prevenção e de redução dos riscos de desastres.
A relevância da Proteção e Defesa Civil como uma política pública transversal foi destacada, enfatizando a necessidade de integração entre diversas áreas da gestão pública e a sociedade. Nesse sentido, os consórcios municipais servem como ferramentas estratégicas, promovendo a cooperação entre cidades de diferentes tamanhos e capacidades administrativas. A reunião também avançou nas tratativas para formalizar um termo de cooperação técnica entre a Sudec e o Consórcio Portal do Sertão. Essa iniciativa tem como meta aumentar a efetividade das ações de proteção e defesa civil nos municípios consorciados, criando uma relação de “ganha-ganha”, que beneficia tanto as administrações locais quanto o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Osny Bomfim, superintendente da Sudec, destacou que a cooperação entre o Estado e os consórcios municipais é essencial para estabelecer políticas públicas mais eficientes e preparadas para enfrentar situações de risco. Isso garante maior segurança e proteção para a população, fundamental em um cenário onde as mudanças climáticas estão cada vez mais presentes e impactam diretamente a vida nas comunidades.


