Visita do Governador à Jequié
Na última sexta-feira, 30, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT), esteve em Jequié, situada no sudoeste do estado. A visita ocorre em um momento em que a possibilidade de o prefeito local, Zé Cocá, ingressar no PSB se torna cada vez mais concreta. Atualmente, Cocá é filiado ao Progressistas (PP), partido que deverá formar aliança com ACM Neto, do União Brasil, nas próximas eleições de outubro.
A mudança de filiação do prefeito não deve ser um movimento isolado. Outros membros do PP também estão cogitando seguir o mesmo caminho de Cocá e se juntar ao PSB. Entre eles, destacam-se os deputados estaduais Niltinho, Eduardo Salles, Antônio Henrique Júnior e Hassan, sendo este último um nome forte na região, com Jequié como sua principal base eleitoral. Essa movimentação política pode impactar diretamente a configuração das eleições futuras.
O evento na cidade foi amplamente promovido por Zé Cocá em suas redes sociais, em especial no Instagram, onde ele destacou a importância da visita do governador. Às 14h, Jerônimo assinou a ordem de serviço para a construção da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Em suas palavras, Cocá enfatizou que: “Um avanço que fortalece a Educação, amplia oportunidades para a juventude e impulsiona o desenvolvimento de todo o município”.
Reaproximação Política Entre Cocá e Rui Costa
A visita de Jerônimo pode simbolizar também uma reaproximação entre Zé Cocá e Rui Costa, ministro da Casa Civil. A relação entre eles se deteriorou nos últimos anos, especialmente após o prefeito decidir apoiar a candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia durante as eleições de 2022, em vez de se alinhar ao governo federal. Essa decisão fez com que Rui Costa visse Cocá com desconfiança, considerando-o um aliado de menos importância.
Com a possibilidade de Zé Cocá mudar de partido, no entanto, as dinâmicas podem se transformar. A reaproximação entre os dois, que outrora eram vistos como adversários, pode resultar em uma nova aliança política, refletindo uma busca por fortalecimento nas relações e apoio mútuo nas próximas eleições.
Essa movimentação em Jequié é apenas uma das várias mudanças que estão ocorrendo no cenário político baiano, onde alianças e desavenças se formam em um ritmo acelerado, à medida que as eleições se aproximam. A expectativa agora é como essa nova fase para Cocá e sua eventual transição para o PSB influenciarão a política local e estadual.


