Ação da Sesab em Salvador
No último sábado (31), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) promoveu mais um mutirão de regulação em Salvador, concentrando esforços em cirurgias de média e alta complexidade, além de leitos de UTI. Durante o evento, que durou 24 horas, a Central Estadual de Regulação (CER) registrou a regulação de 989 pacientes, com um número significativo de casos ortopédicos, cirurgias gerais e neurocirurgias.
Essa iniciativa reuniu diretores das principais unidades de saúde da capital e do interior do estado. O mutirão é uma das estratégias adotadas pelo Governo do Estado, por meio da Sesab, com o objetivo de otimizar a regulação e, consequentemente, reduzir o tempo de espera dos pacientes por atendimento.
Unidades de Saúde Mais Afetadas
Entre os hospitais que mais receberam pacientes durante esta ação estão o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), o Hospital Geral Santa Tereza (HGST) e o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ).
A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que o trabalho se dá de forma coordenada, buscando atender um número cada vez maior de pacientes em um menor intervalo de tempo. “Nos três primeiros anos do Governo Jerônimo Rodrigues, conseguimos abrir 1.875 novos leitos na rede estadual e contratamos 3.706 leitos em instituições da rede privada, filantrópica e municipal, totalizando mais de 5.500 leitos. Esse reforço é crucial para melhorar a resposta da regulação e acelerar o acesso dos pacientes ao atendimento necessário”, afirmou.
Resultados do Atendimento
Roberta Santana também se reuniu com gestores de hospitais como o Geral Clériston Andrade (HGCA), além do Hospital Geral do Estado (HGE) e outras instituições, para discutir estratégias que visam intensificar o atendimento. Ela apresentou dados que mostram um aumento considerável na eficiência do sistema. “Em 2022, apenas 49% dos pacientes eram atendidos em até 24 horas. Hoje, esse número subiu para cerca de 71%. Em 2025, mais de 300 mil baianos foram atendidos pela regulação. Neste primeiro mês de 2026, já ultrapassamos a marca de 25 mil”, ressaltou.
Expandindo a Rede Assistencial
Frente ao aumento da demanda, a Sesab está comprometida em expandir a rede assistencial, integrando a capacidade da rede própria com a contratualizada. Novas obras estão em andamento em diversas regiões da Bahia, com a construção de unidades em cidades como Paulo Afonso, Alagoinhas, Jacobina, Valença e Serrinha.
A secretária enfatizou que a estratégia para aprimorar o fluxo da regulação também envolve a prevenção e o diagnóstico precoce, em colaboração com os municípios e projetos itinerantes. “Quando fortalecemos a atenção primária e propiciamos diagnósticos precoces, conseguimos evitar descompensações, aliviando a pressão sobre as urgências, UTIs e cirurgias. Por isso, estamos avançando com ações como a ampliação do funcionamento das Policlínicas e parcerias com as carretas do Governo Federal, que diminuem filas e aceleram o atendimento”, completou.
Investimentos em Atenção Primária
No âmbito da atenção primária, o estado continua realizando investimentos significativos em obras e programas de prevenção e controle de doenças crônicas, somando mais de R$ 2,2 bilhões para novas unidades, fortalecimento da atenção básica e suporte a hospitais municipais em toda a Bahia.


