Vacinação para Profissionais de Saúde
No último domingo (18), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, revelou que aproximadamente 1,1 milhão de profissionais atuantes na atenção primária à saúde em todo o Brasil terão a oportunidade de se vacinar com a Butantan-DV, a partir do dia 9 de fevereiro. Esta vacina, desenvolvida integralmente pelo Instituto Butantan, é pioneira por ser o primeiro imunizante de dose única contra a dengue no mundo.
“Esses profissionais atuam nas unidades básicas de saúde, realizando visitas domiciliares e sendo os primeiros a atender pacientes com sinais e sintomas da dengue”, destacou Padilha. Ele ressaltou a importância dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que são parte essencial das equipes que lidam diretamente com a população nas unidades de saúde.
A vacinação deste grupo prioritário será viabilizada com a entrega de mais doses da Butantan-DV, que estão programadas para chegar até o dia 31 de janeiro. O Instituto Butantan se comprometeu a produzir e disponibilizar até 1,1 milhão de doses a fim de garantir a proteção dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os anticorpos gerados pela Butantan-DV conferem proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Os ensaios clínicos demonstraram uma eficácia global de 74%, com uma redução de 91% nos casos graves e uma proteção total contra hospitalizações relacionadas à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Ampliação da Vacinação no País
O governo federal tem planos de expandir progressivamente a vacinação em dose única para toda a população, englobando indivíduos com idades entre 15 e 59 anos. O ministro Padilha anunciou ainda que o Instituto Butantan firmou uma parceria com a empresa WuXi Vaccines, da China, com o objetivo de acelerar a produção em larga escala do imunizante.
A expectativa é que, com essa colaboração, a produção da vacina com tecnologia brasileira seja ampliada em até 30 vezes. “Os representantes da WuXi Vaccines comprometeram-se com um cronograma de produção e entrega. A nossa previsão é que, neste ano, consigamos cerca de 25 a 30 milhões de doses da Butantan-DV”, estimou o ministro.
À medida que novas doses chegarem, o próximo passo será iniciar a vacinação nacional da faixa etária de 15 a 59 anos, começando pelas pessoas mais velhas e avançando até os mais jovens.
Imunizante Japonês QDenga para Jovens
O SUS também oferece, gratuitamente, o imunizante internacional QDenga para a faixa etária de 10 a 14 anos, que requer um esquema vacinal de duas doses. Em anúncio recente, o ministro Alexandre Padilha confirmou a ampliação da vacinação com a vacina japonesa para esse grupo etário em todo o país, decorrente da aquisição de novos lotes da farmacêutica Takeda. “Adquirimos 9 milhões de doses para 2026 e mais 9 milhões para 2027, totalizando 18 milhões de doses, o que permitirá uma distribuição ampla em todos os municípios brasileiros”, comentou o ministro.
A QDenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023, foi inicialmente disponibilizada em 2024 para crianças e adolescentes em 2,1 mil municípios considerados prioritários. Com a ampliação dos estoques, a vacinação com a QDenga será realizada nas unidades básicas de saúde do SUS em mais de 5,5 mil municípios, exclusivamente para a faixa etária de 10 a 14 anos. Em 2024 e 2025, cerca de 10 milhões de doses da QDenga foram distribuídas e aplicadas no Brasil para o público infanto-juvenil.


