Um Final de Semana Culturally Enriquecedor
A Virada do MAM Bahia movimentou o Museu de Arte Moderna da Bahia nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, proporcionando uma programação intensa que abrangeu arte, educação, lazer e música. A iniciativa fez parte do projeto Verão na Bahia. Um Estado de Alegria, promovido pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), em colaboração com unidades associadas.
No sábado (31), o museu foi invadido por uma onda de atividades educativas e formativas desde o início da manhã. A agenda começou com ações voltadas ao público infantil e comunidades, destacando o Projeto Social Pérolas da Gamboa, aulas abertas de jiu-jitsu e contação de histórias. Ao longo do dia, os visitantes participaram da Vigília Gráfica, que ofereceu workshops e oficinas de arte em um formato dinâmico e educativo, além de atividades como oficinas de cerâmica fria, pirogravura, cordel, apresentações musicais instrumentais e encontros literários.
Durante a tarde e o começo da noite, o espaço foi palco de apresentações musicais, pocket shows e atividades de convivência. Entre os destaques, estavam o espetáculo ‘Pedro Morais canta Cartola’, a JAM no MAM, a Quitanda de Iêda Oliveira e intervenções visuais, incluindo uma impressionante exibição de videomapping realizada por Iane Reis. A programação noturna incluiu oficinas de gravura, xilogravura e litografia, acompanhadas de discotecagens que mantiveram o museu em funcionamento contínuo até a meia-noite.
Timóteo Lopes, que coordenou um Workshop de Xilogravura, compartilhou suas impressões sobre a experiência na Virada do MAM e a vivência do público. “Participar da Virada do MAM foi uma honra. Fiquei muito feliz com o convite e por dividir o espaço com pessoas tão talentosas como Sol e Mauro, celebrando a gravura. Poder transmitir a técnica que venho desenvolvendo há anos e explorar diferentes formas de xilogravura foi algo realmente especial”, comentou.
Um Domingo de Integração e Cultura
No domingo (1º), a Virada seguiu com atividades que promoviam o bem-estar, a infância e a interação entre os participantes. As atividades tiveram início com uma aula de yoga, seguida por oficinas de origami e pintura corporal infantil, além de visitas mediadas às exposições do museu. O dia ainda contou com uma sessão de cinema voltada para as crianças, uma apresentação musical interativa voltada para famílias e diversas atividades educativas.
À tarde e à noite, o público foi brindado com apresentações de dança e música, incluindo o chorinho e samba partido alto do grupo Siri Catado, um espetáculo de dança contemporânea do Grupo Outras Danças e o show do Vanessa Melo Trio. Essas atrações encerraram a Virada, ressaltando a diversidade de linguagens artísticas e a ampla participação do público presente.
A artista Vanessa Melo ressaltou a importância do Museu de Arte Moderna da Bahia em sua trajetória profissional e celebrou o fim da programação. “O MAM desempenha um papel fundamental na minha carreira e na minha vida. Ontem participei do JAM no MAM, integrando a banda base, e hoje estou aqui para encerrar um evento tão maravilhoso, que convida as pessoas a ocuparem esses espaços, a terem mais acesso à cultura e a apreciarem momentos como o pôr do sol. É uma grande alegria ver a Secult apoiando os artistas locais e incentivando a arte em suas diversas formas”, declarou.


