Iniciativas que Transformam Comunidades
Em 2025, a Braskem, em seus esforços por um futuro sustentável, retirou mais de 4,6 toneladas de resíduos das ruas de Salvador e Camaçari, na região metropolitana da Bahia. Isso foi possível graças aos projetos Plastitroque e Ação Braskem de Educação Ambiental, que não só têm promovido a limpeza urbana, mas também educado a população sobre a importância da economia circular e da reciclagem, beneficiando mais de 5 mil pessoas direta e indiretamente.
O Plastitroque, uma ação voltada para as escolas municipais de Camaçari, funciona de forma educativa e prática. Os participantes entregam resíduos plásticos que são pesados e, em troca, recebem Plasticoins, uma moeda social do projeto. Com essa moeda, foram trocados quase 3.300 produtos alimentícios, de higiene e limpeza. No total, mais de 2,5 toneladas de resíduos plásticos foram arrecadadas, impactando diretamente mais de 2 mil pessoas.
Manuela Costa, vice-diretora da Escola Municipal do Natal, destacou a transformação gerada pelo projeto em sua comunidade. “O Plastitroque mudou as ações cotidianas das famílias. Agora, elas se preocupam em recolher e selecionar os resíduos. É gratificante ver as crianças levando para casa produtos que conquistaram com seu esforço”, explicou.
Educação Ambiental em Foco
Outro projeto significativo é a Ação Braskem de Educação Ambiental, que abrangeu sete escolas, sendo três em Salvador e quatro em Camaçari. Nesse projeto, foram coletadas 2,1 toneladas de resíduos, beneficiando 2.375 pessoas. Com o intuito de promover a consciência ambiental entre crianças e jovens, a ação foi dividida em três módulos. O primeiro incluiu palestras e jogos interativos sobre consumo consciente e destinação adequada dos resíduos. Os outros dois módulos consistiram na criação de espaços de descarte correto nas escolas e um campeonato de reciclagem, premiando as unidades que mais arrecadaram resíduos com notebooks.
A diretora da Escola Sesi Comendador Bernardo Martins Catharino, Carla Prado, ressaltou a relevância do projeto para a formação cidadã. “Quando desenvolvemos propostas como esta, mostramos que todos podem contribuir para um mundo sustentável, o que é extremamente valioso para a educação”, afirmou.
Compromisso com a Sustentabilidade
“Esses projetos reafirmam nosso compromisso com a sustentabilidade e transformação positiva nas comunidades onde atuamos. Promover a economia circular e incentivar a reciclagem não só desperta hábitos mais sustentáveis, mas também gera benefícios sociais e oportunidades para um futuro melhor”, destacou Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Em uma outra vertente, a Braskem também desenvolve o Programa Ser+, que visa capacitar e melhorar as condições de trabalho em quatro cooperativas de reciclagem situadas em Salvador e Camaçari. As cooperativas Camapet, Cooperguary, CAEC e Coopmarc reciclavam quase 370 toneladas de resíduos por mês.
Capacitação e Melhoria das Condições de Trabalho
No ano de 2025, o Programa Ser+ doou equipamentos essenciais, como esteiras de triagem e mesas de separação, além de promover oficinas voltadas para saúde e segurança no trabalho. Essas ações impactaram diretamente 137 pessoas, melhorando as condições de trabalho e aumentando a produtividade dos cooperados.
Elenildes de Souza Duarte, presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental de Salvador, enfatizou os benefícios trazidos pelo projeto. “As melhorias contribuíram muito para o nosso ambiente de trabalho, especialmente com a esteira de triagem, que aumentou não só a produtividade, mas também a renda dos cooperados”, concluiu.


